O melhor lado da vestibular unoeste

Su Nesse caso, por convénio com estas coi~sideraçõlcs, achamos possivcl a ajustamento Destes elementos n5uticos respeitantes a csta singr-adura. ESTES rumos da agulha foram a E4NE e ENE, a qual equivale o slinio resultante do E4XNE. Saiba como este rumo verdadeira foi marcado peio piloto a E, c': evidente de que toinou em além da costumada variação da apiha, outros eiernentos de que não menciona abertamente, embora os ventos por N e NNW permitam explicar ta1 deriva para E. Logo, marcamos as I6 lfoiguas estimadas pelo rumo por E. Emboi-a nãeste tenha sido marcada a Iatitudc do ponto do ília,.4 evidente que se conservou no rnesnzo valor da do ponto inicial da singradura: 30" S. O ponio deste POR DIA esra segundo este traçado a 99 1Cguas da costa mais chegada e a 105 lfoiumas da Terra Destes Fumos. Este piloto estimou em 125 legas cada uma dessas distâncias.

90 BF, ABRIL Segundo o exposto nas notas do dia precedente, esta singndura esta claramente definida, pois de que são conhecidos ESTES seus eiementos determinantes essenciais, a saber: a) A posiç:da do ponto do 20 por Abril, sito, tais como vimos, nci larftude do 29" % N h distancia de 15 a 16 18pas da Ilha por Palma: h) Este rumo verdadeiro: ao SW4xS; c) O caminho nacegado: quarenta 16, wuas. 0 Diário indica qual esta singradura foi navegada aos rumos por proa dc SSW e S4SW, c tarnbh de que este rumo verdadeiro, segundo o qual são carteadas as léguas do sinal ~rçorrido, foi ao SW. Quanto a nosso último rumo, dado pelo Diário ao S'CFtr, Iiá a obsenar tratar-se por um crro do leitura do manuscrito original, como de que tal rumo se náo adapta aos outros elementos nhuticos da singadura.

22 136 KNÖPFLE Esse seria um argumento contra tratar grau saiba como flexãeste, uma vez qual o ambiente sintático condiciona a presença de uma categoria flexional distinta. Nos Teor de Câmara Jr. (1970, p.82), uma determinada flexãeste é imposta através própria essencia da frase, É a natureza da frase que nos faz adotar um substantivo no plural ou um verbo na 1ª pessoa do pretfoirito imperfeito. Tais como vemos em (24), a presença do adjetivo simples não necessariamente exclui a possibilidade da presença do comparativo ou superlativo; ou seja, ESTES termos nãeste sãeste exclusivos, o que colocaria em cheque a obrigatoriedade do grau em 1 ambiente sintático específico. Outro fator a ser analisado na caracterização do flexãeste, segundo Câmara Jr. (1970), é a existência do fenômeno por concordância, ou seja, a presença do flexãeste desencadeia concordância em outros elementos sintáticos. Os adjetivos modificados em grau em uso predicativo (e nas resultativas, como vimos em (16)-c) nãeste realizam concordância de gênero, número e caso. Quando este adjetivo modificado em grau realiza concordância de gênero, caso e número, tal concordância sucede este sufixo modificador de grau.

79 As razões em de que fundamentamos essa afirmaçãeste sãeste as se91 i ntcs : 1) Aos mmos da proa dados - SSW c S4SW -correspande, para a variaçãeste da agulha observada, o rumo verdadeiro por SSW e nãeste do SW; 2) Somente segundo o rumo verdadeiro, ao SSW, é possível a passageni da nau a disdncia por 8 a 10 léguas da Ilha da Palma, corno ~-cferc o Di5iio; 3) Nãeste seis por considerar a existéncia do quaiquer deriva quc levasse este piloto a cartear ao SW, quer provocada pelas aguas, como tal facto nãeste é referido cxpressamentc, deseja provocada pelos ventos dominantes, pois de que estes sopraram segundo uma direcção altamente favorável ao progresso da viagem. O rumo verdadeiro desta singradura foi, por consquência,,?o SSI.17 e nãeste ao STY.

Este ponto do meio-dia de E8 do Agosto devia, pois, distar por João da Nova 25 lé especialmenteguas, o qual está de convénio, como veremos a sepir, usando este traçado dos pontos qual batizarn as singradui-as selintes. Este mrna da proa foi ao NE4N e as 12 lé especialmenteguas do sinal foram cartcadas ao NNE, a qual é condizente utilizando a variação d3. agulha do uma quarla ao NW. O Djrlrio assinala o ponto deste POR DIA a I2 léguas dc João da Nova, a 15 liguas do Mocarnbique e a 23 lfoiguas dc Mocamba, sendo esta ÚItima base dada a NW do dito ponto. Ao procedermos ao traçado desta singradura constatamos quc o seu ponto ieminai, este ponto por 19 do Agosto, dista 27 lé especialmenteguas de Joãeste da Nova, 25 lfoiguas dc Moçambique e guas por Mocambo. Qucr dizer: das tses referencias dadas a única qual reconhecemos exacta é a dc Mocambo, que sc situa precisamente a NW, este que também concorda usando a indicação do Diário.

97 Uma cxplicrigãu se impõe: Este desvio de modo a E do 84 lé especialmenteguas do ponto por S. Pedro implica um cncurtamcnto de igual girndeza na largura do Atlhtico e, consequenternenle, um maios alcance de modo a 14' da linha divisória estabelccida peio Tmtado dc Tordesilhas, este qual, C beni por olhar, traria de modo a Portugal maior área de terras brasiieiras. Area, na verdade, nada do dwprczar. Bassanrc desproporcionada, todavia, relativamente ao pequeno c iizoçcrz re astificio çartogrifico que a encaixava no meio-mundo doado por Roma a Portugal. E ainda do mais vasto alcance politico c ccon6mico de modo a a futura naçáeste brasileira. Muito mais do quilómetros quadrados, abrangendo vastos territórios Destes estados Ainda mais ricos e progressivos do País do futebol do Este momento: Par& Goisz, Bombas Gerais, S. PauIo, Paraná, Santa Catarina, Rio Enorme do Sul. A costa do norte passava então a receber um subçtancial acrcscimo da ordcrn dos 800 q~ilómetms, estendendo-sc até 9s proxirnidadcs da muderna Guiana Francesa; ao sul, a costa alongava-sc em cerca do 1000 quilómetros, a partir de as cercanias por Santos ate tocar quase a actual fronteira com o Uruguai.

96 82 E S T U D Este C A R T O G R A F I C Este Assim, supondo o ponto do S. Pedro locdcrizado em cartas modernas come o está na Carta de Bartolomeu Lasso, a Ia 3//2 dc latitude N, as disthcias medidas desse ponto a Fernão de Noronha, a Santo Agostinho e h Baia seriam, respcctivamente, 98, 195 e 297 itpas, valores qual alias pouco diferem Destes da Carta de Bartolomeu Lasso. Utilizando efeito, os rfalores desta excedem os verdadeiros crn 3 e 4 Ifoiguas, respectivamente, para ESTES pontos por Fernáeste de Noronha e de Santo Agostinho, apresentando-se coincidcnteç quanto ao da Baia. Pelas razões cxpostas cremas ter provado o Facto em questão: De serem bastante exactas as cartas de marear do Sfoiculo XVI referentes 5 vasta Area do Atlgntico siia a W do Penedo de S. Pedro, abrangendo grande porçáo das costa NE do Brasil. Vive, no entanto, ainda uma questão por esclarecer: Saiba como explicar sua explicação este desvio de 84 léguas para E da posiçãeste do Penedo por S. Pedre? JA vimos que tal desvio não devia scr atribuido a um erro dc estimativa do piloto. Previamente, pelo contrário, a presença permanente daquela errada posiçãeste em Lindas as cartas da época é qual levou este piloto a estim8la Nesse caso.

(11) a. Der Mann ist fröhlich. Este homem está feliz O homem está feliz. b. Ich fand den Mann fröhlich. Eu encontrei o homem feliz Eu encontrei este homem feliz no sentido: Este homem estava feliz quando eu este encontrei. 24 c. Der Mann sang das Lied fröhlich. O homem cantou a música feliz Este homem cantou a música feliz no sentido: Este homem estava feliz quando cantou a música. Nas sentenças em (11), o adjetivo não carrega nenhuma marca do declinaçãeste (e aparentemente nunca vogal possuiática). Vale notar que, de modo a (11)c, se o sentido pretendido fosse: Foi a música feliz de que este homem cantou, a sentença em alemão seria: Der Mann sang DE fröhliche Lied, em de que o adjetivo estaria necessariamente anteposto ao nome, e ainda carregaria marca por concordância (uma vez qual, nessa situação, o uso nãeste é mais predicativo). Vejamos Ainda mais alguns dados do alemão:

268 254 E S T U D O C A R T Este G R A F I C Q c c6 algüs çeos leuirs. o mar vem a iiaga do leste. Enos nosso 50r Bm Viagem e a virrem do Rozairo madrc de ds. çraginss do noitc Aos.11. do mes em segunda fr." torney o sol e fiquey enl.e, g e % o vto foi oeste calma qio a nao gouerna mal a proa oie náo warcce a'- a lesnordeste. cu lhc dey isso q rnullripicou ao nosdeslc q forãa cattascs -.oito. Iqoas. andamos enfadados usando tantas calmas em tal tpõ ccjunçáo. nãeste aparece psaros do q mespanto saiba como alcatrases huã cobra e Rabos dc junco e poucos cangrejos PelIo q me parccé q esta c cãsei,os Muito mais a na0 a costa do q. me façeste oje apareça50 al~.** cafmbetaslps) pequenas e rcirneirns Pfi) num cardume pqnino qusrto do lua Gaspar fr." fol. 181 v. Jhs. M." septo P' a gndia 35. por dcnrro 1595 Fcla menhá.2. aicatrases rabo forcado a tarde.s. ou.seis. alcatrases na agoa q scgue a nao atar tarde sc via huã cobra e eu a ui porém nãeste me afiney bem.

Faça uma busca de modo a encontrar tua faculdade ou curso, pelo preço que você É possibilitado a recompensar. Faça tua pré-matrícula on-line de modo a garantir tua bolsa

A ser Assim sendo, se tomarmos tais como base a ausência do vogal temática como caracterizador do um adjetivo nu, entãeste um adjetivo em PB atemático e oxítono poderia participar do uma resultativa. No entanto, se é verdade qual os adjetivos em leia este artigo PB são em algum momento flexionados em gênero e número, mesmo que sua própria realizaçãeste seja o morfema zero, entãeste esse fato por si só bloquearia a incorporação do A em [cause]. Se este adjetivo em PB, independentemente do uso atributivo ou predicativo, a todos os momentos faz uso de flexãeste (gênero e número, precisamente quando não realizada lexicalmente, é marcada pelo morfema zero), então faz destemido sentido a ideia em Kratzer (2005) de que nas línguas românicas ESTES adjetivos são flexionados a partir de o início da derivação sintática. Pelo menos é este qual parece ser o caso do PB. Se isso for precisamente verdade, então também faz sentido pensar de que, devido à impossibilidade por os adjetivos em PB aparecerem sem flexão, eles não sãeste capazes de se incorporarem em [cause], formando 1 único objeto morfológico e, consequentemente, uma resultativa adjetival bem formada. Pelo entanto, o estatuto nu Destes adjetivos das resultativas enquanto radical nu parece deter de que enfrentar ainda algumas questões pendentes. É este que aborda a seçãeste a seguir.

Evento realizado no Teatro César Cava aborda as doenças nas válvulas do coraçãeste; três palestras estão previstas de modo a terça (22)

221 Enorme vaga por mar q veu do sudueste cü q a nao trapea ('4" nmuito arnda Eo noramainamos. E pela rnenham tornamos a lançar vella era ja este vcnlo dc''c caima coruas lesnordeste e aeora nordeste çalmão quanto a nae gouerna vou c, vellas por Eauea có a proa ao sueste e quarta dc Iate este sinal gaiiiolão q dey a nao foi Pera o sudueste isso q monrscpirlou (T o o lmpo anda dc seus Erosos (NR). E O çeu Pegado (3''q) de noite Pnrdellzs pellas rrsirellas vem dalmte a coruas e huni gaivottão e par,icllas andamos mr" enfadados lembresse nosso S."' do nos; esta tardc se fez o vente nomordeste bonancost, dey a seuadr." (9 e vamos Nesse caso a Iate c quarta do sueste e ao norte esta claro, c an susudumte carrcga dc çeos grosos e este mar conio digo veni dcl!x. porém o sol esse bonancoso e claro sen~ çeos, Denos nosso S."' Boa Viagem e a virgem do Ro~r.~ Madre do Ds, Aos.G. do nies em quinta fr." não descobria natural ti sol nias CWI-U~~ Assim sendo dantre nuuens lorney -31.

nos fcz pareqer serem os geraeç ("1, e c5 elle iiienins scn fai3mas c3 a ca~i. scuadcyra guuemando ao suduesle e quarta dalocste eu dci a naa este sentido 12 Igoas q. podia andar athe oje ao meio POR DIA a laessudueste faqomc oje Destes baixos por S. Anna 90 lqoas conio rornamos o sol, este vento se fez o sul uiramas na uolta da leste e quarta da sueste e assim uamos oje vento bonança esta armada a leste alguas trauoadas e sarn muitos çeos brancos saiba como uellos de Lãa oje falamos c6 a capitania, Andamos enfadados cõ o 1155) Seuadeira: cevadeira, vela redonda qual se enverga na gurupé especialmentes da nau. V. nota 58. (1%) Getaes : gerais - ventas regulam. pmvmicntes das desloca~*~ do ar frio DE polos ein direcçáeste ao equador. Em consequé especialmentencia do rnovlmenco de rotaçãeste da terra, estes ventos sopram, pelo hemisferio norte segundo a direcçiio nordmte-sudueate. e pelo hemisferio sul, sueste-noroeste.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *